LOUIS ANTOINE TRAVENOL JR.
(LEONARD GABANON)
Nasceu em Paris em 1698, filho do Professor Louis Travenol e Mary Anne Travenol. Ao som do piano de um professor de dança, seu pai, aprendeu os rudimentos do violino e também, com Clérambault e Senaillé desenvolveu a arte da música, além do domínio do cartunismo. Falecendo em Paris em 1783. Pseudônimo (nome histórico): Abade Leonard Gabanon.
Ele teve que ganhar a vida desde menor idade, embora já se soubesse há algum tempo antes de 1735 que ele estava empregado como primeiro mestre de violino e música do rei da Polônia na corte de Lorena em Lunéville. Em 1739, ingressou na Orquestra de Opera de Paris. Apresentando-se de caráter forte e controverso, com certo talento literário, ele se destacou como um panfletista. Na arte literária, ele deixou sua marca na história da França, defendendo a música francesa e combatendo violentamente Voltaire, Rousseau e Mondonville, travando acirradas disputas judiciais.
Como resultado da reimpressão de Travenol, em 1746, de um panfleto de Jacques Bénigne Bossuet, dirigido contra Voltaire e ocasionado pela eleição deste último para a Academia Francesa de Musica, Voltaire travou uma longa batalha judicial contra Travenol, vindo ocasionar em um incidente contra seu pai, Prof. Travenol, com idade avançado de 80 anos, sendo preso por engano no lugar de seu filho. Depois do incidente, Travenol e seu pai ingressaram com uma ação nos tribunais contra Voltaire, sendo o mesmo processado e condenado a indenizá-los. Em 1753, ele participou da famosa Querelle des Bouffons. Como defensor da música francesa publicou dois panfletos contra Rousseau (defensor da música italiana) se envolvendo em outra disputa judicial .
Com problemas de saúde, Travenol foi retirado da ópera em 1 de abril de 1758, provocando outra série de publicações recriminatórias, uma das quais, dirigida principalmente a Mondonville, que seria um dos diretores do Concerto Espiritual.
A produção literária polêmica de Travenol ofuscou sua atividade como intérprete e compositor, embora ele tenha sido mais do que competente em ambas as esferas. Ele regeu tanto a música como também compôs para sua Opera, além de organizar a orquestra sinfônica em 31 de março de 1750, no Grande Concerto Espiritual de Paris.
Obras:
Musica - Opera:
•"La raie" (Paris, 1728)
•Les petits maisons, (Paris 1732)
•Vous riez de notre délire, vaudeville (Foire St Germain, 1732)
•La Fierté vaincue par l'Amour, cantate à voix seule et simphonie suivie d'un petit divertissement (Paris, 1735)
•Premier livre de 6 sonates a violon seul avec la basse continue (Paris, 1739)
•Première suite de simphonies pour violons, flûtes, hautbois (Paris, vers 1750)
Literatura:
•Catechisme Des Francs-Maçons: Précédé d'un Abrégé de l'Histoire d'Adoniram, Architecte du Temple de Salomon – (Israel e Paris, 1738-1744)
•Arrest du conseil d'état d'Apollon (Paris, 1753)
•with J.-B. Durey de Noinville: Histoire du théâtre de l'Académie royale de musique en France (Paris, 2/1757/R)
•La galerie de l'Académie royale de musique (Paris, 1754)
•Requête en vers d'un auteur de l'Opéra, au prévôt des marchands (Paris, 1758)
•Les entrepreneurs entrepris, ou Complainte d'un musicien opprimé par ces camarades (Paris, 1758)
•with L. Mannori: Mémoire pour le sieur Travenol, ex-musicien du roi de Pologne … contre le sieur Mondonville, ex-musicien du roi, le sieur Caperan, ex-musicien de l'Opéra, et la Dame Royer, tous trois entrepreneurs et directeurs du Concert Spirituel (Paris, 1758)
•Oeuvres mêlées du sieur ***, ouvrage en vers et en prose, contenant des remarques curieuses … sur la lettre de J.-J. Rousseau contre la musique françoise (Amsterdam, 1775)
•Académie Royale - Histoire du théâtre de l'Académie royale de musique en France depuis son établissement jusqu'à présent - Jacques-Bernard Durey de Noinville - Louis-Antoine Travenol - Duchesne - 1757
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