JEAN BAPTISTE THOMAZ PIRLET
Nasceu em Valônia, Bélgica, em 27 de junho de 1717. Filho de Jean Hubert Pirlet e Anne Marie Spinsmaille. Escritor, teólogo, mestre-alfaiate e comerciante de tecidos finos. Contraiu núpcias com Marie Anne Lemineur, em 29 de novembro de 1744, tendo com ela 11 filhos. Residiu toda sua vida na Rua d'Orléans-Saint Honoré, perto do Hotel d'Aligre, Paris. Pirlet faleceu em Paris, em 25 de janeiro de 1791, com 73 anos de idade.
Na maçonaria foi uma figura de grande importância e valor para o sistema escocês, infelizmente, hoje esquecido pelo escocismo moderno. Ele criou o sistema de autos graus em 1757-1758, denominado Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente ou Ripo de Perfeição de 25 graus da Grande e Soberana Loja Escocesa de São João de Jerusalém.
Por questões politica, não concordando com as decisões do Conselho em 1761, deliga-se do auto corpo e funda em 22 de julho de 1762, um novo auto corpo, denominado Conselho dos Cavaleiros do Oriente, trazendo para sua direção, o Barão de Tschoudy, que resolve revisar e ajustar todos os rituais do auto conselho, além de contribuir com a criação o Grau dos Cavaleiro de Santo André. Introduz ao sistema, a estrela Rutilante ou Flamejante e Capitulo Rosa-Cruz ainda não existente em nenhum corpo maçônico daquela época. Foram varias tentativas de Pirlet em fundir as Grandes Lojas com o Conselho dos Imperadores, vindo ter êxito tão somente, em 14 de agosto de 1766.
Pirlet criou além do Rito de Perfeito, o sistema Escocês Trinitário ou Rito dos Cavaleiros do Oriente (1752-1753), sendo somente publicado em 03 de dezembro de 1765, após se separar de Tschoudy, fundando a primeira loja trinitária de Paris, sendo seu venerável mestre.
Obras:
l'Ordre Écossais des Trinitaires (1752-1753)
Comentários